terça-feira, 19 de novembro de 2013

Senhores(as) Pais, Mães e Membros da Comunidade:

Desde janeiro do ano 2012, estamos à frente da gestão desta Unidade Escolar.
Encontramos a escola com inúmeras fragilidades do ponto de vista das relações com a comunidade ao derredor, problemas internos de gestão administrativa e pedagógica, além das dificuldades iniciais no tocante a composição da equipe.
No entanto, fomos ousados e perseverantes. Não deixamos que as fragilidades e dificuldades paralisassem nosso caminhar ou anunciassem a desesperança.
Ao longo do ano de 2012 e 2013, adquirimos materiais pedagógicos e equipamentos necessários ao melhor desenvolvimento das atividades, focando na qualidade do ensino e no favorecimento da aprendizagem.
Implantamos junto com a equipe docente, uma série de projetos pedagógicos, como o Teatro, a Rádio Escolar, o Jornal Mural, o Xadrez Educativo e o Cinema Jaraguá. Tudo, para favorecer e oportunizar aos nossos alunos e às nossas alunas a possibilidade de se assumirem enquanto sujeitos do currículo.
Promovemos algumas festas para aproximar a comunidade da escola como, por exemplo, a festa junina, a mostra cultural e o dia da família.
Nossas práticas se pautaram na promoção da justiça social, na esperança, no sonho possível de uma educação mais humana, mais democrática.
Fomos incansáveis, pois acreditamos que nossos alunos e nossas alunas poderiam mudar, mudar no sentido de transformar a situação desumanizante com o anúncio de sua superação. Mudar, para ser mais.
Contudo, vivemos nos últimos dias momentos de violência. Violência à coisa pública, aos profissionais que se dedicam para melhorar a educação, aos alunos e às alunas que com suas famílias zelam pela sua escola e pelo ensino com qualidade. Tivemos documentos, materiais e equipamentos danificados, estragados, avariados, prejudicando inclusive o campeonato esportivo interno que estávamos organizando, e os trabalhos que foram preparados para a Mostra Cultural 2013, que restou sobremaneira prejudicada.
Estamos em um momento de depurar os prejuízos, de selecionar o que será possível fazer daqui por diante.
Outrossim, queremos continuar sonhando!

A Equipe Gestora, Docentes e Funcionários da EMEF City Jaraguá IV

Nenhum comentário:

Postar um comentário